O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, organizam, no dia 7 de fevereiro, uma sessão para assinalar o final do mandato de Portugal como membro eleito do Conselho de Direitos Humanos nas Nações Unidas, entre 2015 e 2017, e fazer o respetivo balanço.

A sessão será aberta pela Secretária de Estado e encerrada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e, contará, ainda, com um debate sobre “Portugal e os Direitos Humanos: balanço, perspetivas e desafios”, com as intervenções de Catarina de Albuquerque, José Manuel Pureza, Pedro Neto e Luís Cabaço, e a moderação de Sofia Branco.

Na mesma ocasião, será feita a apresentação do livro “Portugal e os Direitos Humanos nas Nações Unidas”, coordenado e editado pelo Instituto Diplomático.

Local: Ministério dos Negócios Estrangeiros, Protocolo do Estado

Portugal e os Direitos Humanos nas Nações Unidas

Programa da sessão

17h00 - Abertura pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos, Teresa Ribeiro

17h15 - Debate sobre Portugal e os Direitos Humanos: balanço, perspetivas e desafios

Moderadora: Sofia Branco, jornalista

Oradores convidados:

- Catarina de Albuquerque, Diretora Executiva da Água e Saneamento para Todos

- José Manuel Pureza, Deputado à Assembleia da República

- Pedro Neto, Diretor da Amnistia Internacional Portugal

- Luís Cabaço, Subdiretor-Geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros

18h15 - Apresentação do Livro “Portugal e os Direitos Humanos nas Nações Unidas” pelo Embaixador José de Freitas Ferraz, Presidente do Instituto Diplomático

18h30 - Encerramento pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Lisboa, 6 de fevereiro de 2018