N Notícias

Augusto Santos Silva encontra-se com Embaixadora da UE na Venezuela e com Arcebispo de Caracas

O Ministro dos Negócios Estrangeiros iniciou a sua deslocação à Venezuela no dia 6 de janeiro, visitando o Cardeal de Caracas, Jorge Urosa Savino. Augusto Santos Silva considerou o encontro “muito útil para recolher informação sobre a situação social” na Venezuela e sobre a condição dos portugueses e lusodescendentes que residem no país.

banner2


"Eu pedi a audiência ao cardeal Don Jorge porque queria ter o ponto de vista de quem está tão presente na vida quotidiana das pessoas, num país católico como a Venezuela, e faz um trabalho social notável, porque isso permite também ter uma perspetiva sobre a situação que se vive na Venezuela, que é importante para um ministro dos Negócios Estrangeiros de um país que tem aqui uma grande comunidade residente", disse Santos Silva em entrevista à agência Lusa.

No mesmo dia, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, reuniram-se com a Chefe da Delegação da União Europeia (UE) em Caracas, a portuguesa Isabel Pedrosa.

Pode ler-se na conta oficial do Twitter do Gabinete do Ministro, a propósito do encontro, que “a unidade entre os Estados-membros é muito importante para a política externa europeia. A Europa tem apelado ao diálogo entre as instituições e agentes políticos venezuelanos, de modo a que seja possível chegar a um entendimento que permita dirigir as energias de todos para a recuperação económica e social”.