A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, representará Portugal na Reunião Ministerial da Coligação Global para derrotar o ISIS, bem como na Conferência Ministerial para a Reconstrução do Iraque, que têm lugar respetivamente nos próximos dias 13 e 14 de fevereiro, no Koweit.

A Coligação Global para derrotar o ISIS, da qual Portugal é um dos fundadores, junta 72 membros, incluindo Estados e Organizações Internacionais. A Reunião Ministerial da Coligação propiciará um balanço das mais recentes operações desenvolvidas no combate aquele grupo, bem como um debate em torno de temas conexos, como o combate aos fenómenos de radicalização ou a resposta às crises humanitárias geradas pela ação do ISIS.

Por sua vez, a Conferência Ministerial para a Reconstrução do Iraque insere-se num evento mais vasto, coorganizado pela União Europeia e pelo Koweit, que convoca, além de representações estaduais, a presença de empresas, de instituições financeiras e organizações internacionais, entre outras. A Conferência tem como objetivo mobilizar apoio internacional para a reconstrução do Iraque num quadro pós-conflito, envolvendo e articulando setor público e privado.

Local: Koweit
Data: 13 e 14 de fevereiro de 2018