O Primeiro-Ministro António Costa e o presidente da República da Ucrânia, Petro Porochenko, presidiram à assinatura de acordos bilaterais para reforçar as relações económicas e a cooperação em áreas como energia, desporto e juventude, numa cerimónia realizada em Lisboa a 18 de dezembro de 2017. 

Os acordos têm o objetivo de aprofundar a cooperação, no ano em que se assinala o 25.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas.
O acordo sobre cooperação económica visa reforçar as relações económicas bilaterais em áreas como a indústria química, as infraestruturas, os transportes, o ambiente e o turismo. 
Este acordo complementará, no plano económico, o acordo de associação celebrado entre a União Europeia e os seus Estados-membros, por um lado, e a Ucrânia, por outro, em vigor desde 1 de setembro. 
 
img2


Energias e eficiência energética

Os dois países assinaram um memorando de entendimento na área da eficiência energética, energias renováveis e combustíveis alternativos, que visa identificar e aproveitar oportunidades para a realização de projetos conjuntos nestes domínios. 
 
O estímulo e apoio à cooperação entre entidades empresariais dos dois países será uma das prioridades na implementação desse instrumento jurídico.
 
A partilha de conhecimento, experiência e recursos entre Portugal e Ucrânia nos domínios da juventude, da atividade física e do desporto é o objetivo de outro memorando de entendimento. 
 
Foi ainda assinado um memorando para a cooperação no domínio dos arquivos, que prevê trocas de informação sobre a legislação em vigor no âmbito das matérias arquivísticas e respetivas alterações ocorridas, assim como manuais, normas, regulamentos e outra literatura específica sobre arquivos.