Decorreu, no dia 18 de janeiro, a sessão de apresentação do “Programa Indicativo Anual da Ação Cultural Externa 2018”, com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.

Durante a apresentação, que teve lugar no auditório do Instituto Camões, I. P., em Lisboa, foi anunciado que Portugal, numa parceria entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Cultura, vai reforçar este ano a Ação Cultural Externa (ACE), estando previstas 1.400 ações em 81 países (mais seis nações que no ano passado).

SENEC ACE 2018

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação afirmou que significa “uma ação em maior escala, mais programas conjuntos e com itinerância e um reforço das parcerias e mecenato”.

Entre as ações previstas, o Ministro da Cultura destacou a Feira do Livro de Guadalajara, no México, que terá Portugal como país convidado, e a comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas nos EUA.

Na Feira de Guadalajara, que se realiza entre os dias 24 de novembro e 2 de dezembro, Portugal vai ocupar um pavilhão de 1.183 m², tendo Castro Mendes destacado a importância deste certame para o mercado latino-americano, que comparou à Feira do Livro de Frankfurt, em relação à compra e venda de direitos de autor.

A comemoração do 10 de junho nos EUA vai contar com a presença do Presidente da República e do Primeiro-Ministro, e “haverá à roda disso um conjunto de atividades”, disse o Ministro da Cultura, realçando a atividade cultural “muito grande” que existe sempre, em torno das comunidades portuguesas.

“Ao levar o melhor da nossa cultura estamos a promover Portugal e, ao promover Portugal, estamos a promover as nossas comunidades”, disse o governante.

MC ACE 2018