A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro fez entrega ao Diretor Geral da OIT (Organização Internacional do Trabalho), Guy Ryder, das Cartas ratificadas por Portugal da “Convenção sobre o Trabalho na Pesca” e da “Emenda à Constituição da OIT”, em cerimónia realizada, dia 26, nas instalações da OIT, em Genebra.

Na ocasião, a Secretária de Estado disse que Portugal "apoia e acompanha com grande interesse as mudanças da OIT, no ano em que a organização comemora o seu centenário, no sentido da sua crescente sintonia com o mundo atual”. 

Relativamente à Convenção ratificada, assinalou o compromisso de Portugal para com o princípio do trabalho digno, em conformidade com a Agenda 2030 e, em concreto, com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº  8.

SENEC OIT

"Apoiamos as normas internacionais de trabalho e do trabalho digno em todos os setores económicos, incluindo a pesca, uma atividade humana muito importante, que representa 2,5 mil milhões de euros do nosso PIB", declarou Teresa Ribeiro.​

Em Portugal, existem dezenas de milhar de empregos relacionados direta ou indiretamente com as pescas e "os trabalhadores têm direito a proteção face às alterações globais que afetam o setor, assim como a proteção social e adequados padrões de segurança e saúde", afirmou Teresa Ribeiro.

Por seu lado, o Diretor-Geral da OIT, ​considerou que "Portugal é um exemplo, a nível internacional, sobre a recuperação económica, com respeito pelos direitos dos trabalhadores".

O evento foi destacado no noticiário daquela organização  – https://www.ilo.org/global/standards/WCMS_730892/lang--en/index.htm

  • Partilhe