O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, participa, no dia 8 de março, na apresentação do prémio literário Imprensa Nacional / Ferreira de Castro, na terra natal do escritor, Oliveira de Azeméis.

O programa prevê uma visita à casa onde José Maria Ferreira de Castro nasceu, em 1898, na freguesia de Ossela, e onde hoje existe uma Casa Museu com o seu espólio literário. O autor viria a emigrar com apenas 12 anos, para o Brasil, onde publica as primeiras obras de uma carreira literária de grande relevo, que o levaria a ser candidato ao prémio Nobel.

O prémio literário Imprensa Nacional / Ferreira de Castro é direcionado para a diáspora portuguesa e resulta de uma parceria entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Podem candidatar-se ao prémio cidadãos portugueses ou lusodescendentes, residentes no estrangeiro. As candidaturas podem ser realizadas entre 01 de abril e 30 de maio.

 

Programa

15h00 – Apresentação do Prémio Literário Imprensa Nacional / Ferreira de Castro, no Arquivo Municipal de Oliveira de Azeméis

16h15 – Visita à Casa Museu Ferreira de Castro, na freguesia de Ossela

  • Partilhe