O Primeiro-Ministro, António Costa, e o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, inauguram, amanhã, a iniciativa “Encontros com os Cidadãos” sobre o futuro da Europa com um debate com jovens em Cascais para discutir o papel de Portugal na construção do futuro do projeto europeu. Este primeiro evento dos “Encontros com os cidadãos” tem como tema “Os Jovens e o Futuro da Europa”.

O debate terá lugar na Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, em Cascais, e terá a duração de uma hora.

São esperados mais de 200 jovens, entre os quais alguns estudantes estrangeiros, que se reúnem em Cascais para participar num evento da Capital Europeia da Juventude 2018.

Após uma intervenção inicial da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, os jovens irão debater com o Primeiro-Ministro e com o Comissário Europeu os desafios atuais e futuros da União Europeia e ter a oportunidade de lhes transmitir que Europa querem para o futuro.

O debate “Os Jovens e o Futuro da Europa” marca o arranque da iniciativa “Encontros com os Cidadãos” sobre o futuro da Europa que o Governo irá promover por todo o país até início de 2019. Trata-se de uma iniciativa que será levada a cabo por todos os Estados Membros, cujos resultados serão apresentados ao Conselho Europeu de maio de 2019.

No nosso país, a iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus, em parceria com a Comissão Europeia, através da sua Representação em Lisboa, e contará também com diversos parceiros: Governos Regionais, Municípios, outras entidades locais, universidades, centros de investigação, escolas e organizações da sociedade civil. 

Está previsto realizar mais de uma dezena de “Encontros com os cidadãos”, em diversos formatos e em várias regiões do país, abrangendo as áreas mais importantes da agenda europeia. Cada evento será dedicado a um tema específico.

O objetivo é amplificar o debate sobre as temáticas europeias, recolher o contributo de entidades da sociedade civil, auscultar as preocupações dos cidadãos face ao futuro da Europa e refletir sobre o papel que Portugal pode desempenhar na construção europeia. Estes encontros pretendem ser um espaço aberto de diálogo com os cidadãos, convidando-se à sua participação ativa.

Local – Auditório da EBS Frei Gonçalo de Azevedo, Rua 1º de Maio, São Domingos de Rana