O Primeiro-Ministro, António Costa, e o Presidente da República Francesa Emmanuel Macron, estarão presentes no dia 27 de julho, na iniciativa intitulada “Encontro com os cidadãos” sobre os Desafios Da Europa, na qual o chefe de Estado francês e o primeiro-ministro português irão responder a algumas perguntas formuladas pela assistência sobre os principais temas da agenda europeia.

O debate terá lugar no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Inscrições até dia 25 de julho em https://www.encontroscidadaos.pt/

"Encontros com os cidadãos", trata-se de uma iniciativa que será levada a cabo por todos os Estados Membros, cujos resultados serão apresentados ao Conselho Europeu de maio de 2019.

No nosso país, a iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus, em parceria com a Comissão Europeia, através da sua Representação em Lisboa, e contará também com diversos parceiros: Governos Regionais, Municípios, outras entidades locais, universidades, centros de investigação, escolas e organizações da sociedade civil. 

Está previsto realizar mais de uma dezena de “Encontros com os cidadãos”, em diversos formatos e em várias regiões do país, abrangendo as áreas mais importantes da agenda europeia. Cada evento será dedicado a um tema específico.

O objetivo é amplificar o debate sobre as temáticas europeias, recolher o contributo de entidades da sociedade civil, auscultar as preocupações dos cidadãos face ao futuro da Europa e refletir sobre o papel que Portugal pode desempenhar na construção europeia. Estes encontros pretendem ser um espaço aberto de diálogo com os cidadãos, convidando-se à sua participação ativa.