Encontra-se exposta na Sala da Rainha-Sala dos Aperitivos, do Palácio das Necessidades, a mesa de Natal, “Natal em Belém”, um projeto concebido, sob a coordenação do Centro Hospitalar de São João, do Porto, em que os serviços de pediatria do SNS - as crianças internadas, as suas famílias, os profissionais e os voluntários - reproduzem os alimentos típicos desta quadra com os mais variados materiais.

Para servir esta ceia de Natal, foi produzido um serviço de jantar. Desenhado com motivos alusivos ao Natal católico, da autoria de Emília Dias da Costa, com o presépio como grande protagonista. O serviço recebeu a designação de Greccio, local onde no século XIII São Francisco de Assis criou o primeiro presépio como hoje é conhecido.

A mesa de Natal, “Natal em Belém”, foi um projeto concebido, inicialmente, para a sala de jantar do Palácio de Belém, onde esteve exposto no Natal de 2017. Em 2018, a mesa de Natal, “Natal em Belém”, fez parte da programação de Natal do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto. Este ano, o trabalho dos serviços de pediatria do SNS, chega ao Palácio das Necessidades, com a mesa montada na Sala da Rainha -Sala dos Aperitivos.

 

  • Partilhe