A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, desloca-se a Bruxelas, nos dias 19 e 20 de novembro, onde participará no Conselho dos Assuntos Gerais da União Europeia (UE) e se reunirá com os Presidentes das Regiões Ultraperiféricas da UE e grupos políticos no Parlamento Europeu para debater as negociações do próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP).

No dia 19, de manhã, Ana Paula Zacarias participa no Conselho de Assuntos Gerais, onde será feito um ponto de situação sobre as negociações do Quadro Financeiro Plurianual para 2021-2027, seguido de um debate sobre a preparação do próximo Conselho Europeu, que terá lugar a 12 e 13 de dezembro. O Estado de direito e o Alargamento da UE são outros pontos da agenda.  

Pelas 16h30, a Secretária de Estado reúne-se, em conjunto com os seus homólogos de Espanha e França e a Ministra do Ultramar francesa, com os Presidentes das nove Regiões Ultraperiféricas (RUP) da UE. As RUP são constituídas pelas regiões dos Açores e da Madeira (Portugal), Canárias (Espanha), Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, Maiote, Reunião e São Martinho (França).

Neste encontro, em que Portugal é anfitrião, serão debatidos os desafios das RUP no contexto do próximo QFP 2021-27. A reunião irá decorrer nas instalações da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER) e contará também com a presença de representantes da Comissão Europeia e de deputados do Parlamento Europeu.

18h - A Secretária de Estado e os seus homólogos de Espanha e França darão uma conferência de imprensa conjunta após o fim da reunião, nas instalações da REPER (Morada: Avenue de Cortenbergh 12, Bruxelas).            

             Nota: A captação de imagens será autorizada durante a foto de família e no início da reunião ( 16h30 ).

No dia 20, Ana Paula Zacarias desloca-se ao Parlamento Europeu para diversos encontros políticos sobre o Quadro Financeiro Plurianual, incluindo reuniões com a Presidente do Grupo Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D), Iratxe Garcia, e as delegações do Partido Socialista e do Bloco de Esquerda.

Ana Paula Zacarias

 

  • Partilhe