No dia da abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), 28 de fevereiro, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, participaram numa cerimónia de entrega dos primeiros certificados, de cariz simbólico, aos aderentes da Rede de Restaurantes Portugueses pelo Mundo (RRPM).

DR 5

José Luís Carneiro classificou os portugueses no mundo como uma das maiores forças motrizes do país, contribuindo para fazer de Portugal um país global. Lembrou, ainda, o envolvimento dos Secretários de Estado da Internacionalização e da Agricultura para o sucesso do programa.

Ana Mendes Godinho referiu que os restaurantes portugueses no mundo são um cartão-de-visita de Portugal e uma marca do país no estrangeiro.

A RRPM é uma iniciativa da AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal - candidatada ao Programa Compete 2020, e conta com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado da Internacionalização, por via da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), do Ministério da Economia, através do Turismo de Portugal e da Minha Terra – Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local.

A iniciativa contou ainda com a presença do presidente da AHRESP, Mário Pereira Gonçalves, do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo e da coordenadora do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, Luísa Pais Lowe. 

Na cerimónia realizada na BTL foram distinguidos 13 restaurantes de 6 países: Reino Unido, Espanha, França, Alemanha, Brasil e Canadá.

DR 3

O Diretor Geral da AHRESP, José Manuel Esteves, referiu que têm “sentido muita recetividade de todos os empresários portugueses em integrar a Rede, que visa promover a gastronomia portuguesa e os seus produtos, sendo por isso uma grande satisfação para toda a equipa atribuir os primeiros certificados”. Até ao momento, explicou o responsável, foram identificados mais de 520 restaurantes portugueses, estando inscritos mais de 100 na RRPM.

Mais informação em: http://www.tasteportugal.com

DR