Realizou-se nos dias 24 e 25 de maio, no Palácio das Necessidades, em Lisboa, a reunião de verão dos pontos focais de observação eleitoral da União Europeia (UE), na qual participaram 32 representantes de 24 países (incluindo o Canadá, a Noruega e a Suíça, que juntam à UE na observação eleitoral), bem como a Comissão Europeia e o Serviço Europeu de Ação Externa.

A observação eleitoral é um dos mais importantes instrumentos da política externa da UE, de suporte à democracia e aos direitos humanos. A UE já realizou mais de 140 missões de observação eleitoral em mais de 60 países. Desde 2008 realizou também mais de 80 missões mais pequenas de especialistas eleitorais.

A reunião, organizada pela Direção-geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, teve como objetivo debater os métodos de seleção de observadores e aspetos práticos de organização das missões e as perspetivas futuras, face à realidade em rápida mudança. Foram também abordadas as prioridades para o próximo ano.

reuniao mne observação eleitoral da União Europeia

reuniao mne observação eleitoral da UE