SENEC BruxelasNa reunião do Conselho de Ministros do Desenvolvimento da União Europeia (UE), de 25 de novembro, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, e os demais Ministros dos Estados-Membros acordaram numa visão comum e estratégica para melhorar a coerência e a eficácia da ação da UE em matéria de cooperação para o desenvolvimento, garantindo mais impacto e a visibilidade que deve ser a sua enquanto maior doador do mundo.

Os Ministros, reunidos em Bruxelas, debateram também formas de cooperação da UE com países em transição e o entendimento quanto à importância de incluir as mulheres e os jovens para criar, a longo prazo, a estabilidade em processos de transição democrática, com especial atenção n​os casos da Etiópia e do Sudão.

Durante o Conselho foi apresentado o relatório final “O futuro da arquitetura financeira europeia para desenvolvimento”, cujas conclusões e recomendações valorizam a intervenção de instituições, como o Banco Europeu de Investimento e o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento.

 

A questão da igualdade entre homens e mulheres, e os desafios dessa aprendizagem em África, foi o tema da intervenção do Ministro da Educação da Etiópia, Dr. Tilaye Gete, durante o almoço de trabalho, que encerrou este Conselho de Ministros do Desenvolvimento.

SENEC Bruxelas Reuniao

Encontro com funcionários

Antecedendo a reunião deste Conselho, a Secretária de Estado Teresa Ribeiro reuniu com funcionários portugueses das instituições europeias, em Bruxelas, e que têm responsabilidades em matéria de Cooperação Internacional e Desenvolvimento.

Como habitualmente, foram passados em revista os temas da agenda do Conselho, bem como ainda temas da agenda nacional.

SENEC Funcionários Bruxelas

  • Partilhe