O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, participa, no dia 9 de março, na cerimónia de entrega de diplomas a 180 alunos de língua e cultura portuguesas, que em 2018 realizaram provas de certificação preparadas pela Coordenação de Ensino do Português no Luxemburgo.

 

Estarão também presentes o Diretor-Geral do Ensino Superior, João Queiroz, e o vogal do Conselho Diretivo do Instituto Camões, João Neves.

Este evento, que contará com a presença de estudantes e encarregados de educação portugueses e lusodescendentes, marcará também o arranque da iniciativa “Jornadas Estudar e Investigar em Portugal 2019”.

O objetivo destas jornadas, promovidas pelo Governo Português, é divulgar, junto das comunidades portuguesas residentes no estrangeiro, as oportunidades de ingresso e frequência no ensino superior português para emigrantes e lusodescendentes.

Local – Centre des Arts Pluriels, 1, Place Marie-Adélaide, em Ettelbruck, Luxemburgo

As “Jornadas Estudar e Investigar em Portugal 2019” integram um conjunto de ações de sensibilização e de sessões informativas em contexto institucional, a organizar em cooperação com a rede diplomática e consular junto das comunidades portuguesas e associações locais, e envolverão, entre outras entidades, a Direção Geral do Ensino Superior, instituições portuguesas de ensino superior e o Instituto Camões.

As Jornadas enquadram-se na iniciativa Estudar e Investigar em Portugal (Study & Research in Portugal), promovida pelo Governo português em cooperação com as instituições de ensino superior, ciência e tecnologia, com o intuito de contribuir para a consolidação e expansão destes sistemas, para o aumento da sua competitividade e para a sua integração em redes de referência internacionais. A iniciativa compreendeu a criação de uma plataforma de divulgação do ensino superior e investigação em Portugal (study-research.pt), servindo como instrumento fundamental no esforço integrado de promoção e internacionalização do país nesta área.

  • Partilhe