O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visita as cidades brasileiras de São Paulo e do Rio de Janeiro, entre os dias 25 e 27 de janeiro. Em ambas as cidades serão realizadas sessões públicas intituladas “Diálogos com as Comunidades: Leis Eleitorais + Participação”. 

Estas iniciativas visam informar  e esclarecer os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro acerca das alterações às leis eleitorais, aprovadas em julho de 2018, pela Assembleia da República. Prevê-se que estas mudanças venham a resultar num elevado crescimento do número de cidadãos portugueses recenseados no estrangeiro, bem como num reforço das suas condições de participação política e cívica. 

No Rio de Janeiro será assinado pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas um protocolo entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Cultura, tendo em vista a digitalização e a valorização do acervo literário de diversos Gabinetes de Leitura fundados no Brasil por emigrantes portugueses. Estas instituições centenárias possuem um rico espólio literário e cultural que o Governo português deseja preservar. 

José Luís Carneiro participará ainda no programa “Portugal no Mundo” realizado pela RTP a partir do Rio de Janeiro.

 

PROGRAMA

25 de janeiro, sexta-feira – São Paulo

18h30 – Sessão pública “Diálogos com as Comunidades: Leis Eleitorais + Participação”, na Casa de Portugal

26 de janeiro, sábado – Rio de Janeiro

15h30 – Sessão pública “Diálogos com as Comunidades: Leis Eleitorais + Participação”, no Liceu Literário Português

18h00 – Assinatura do protocolo de cooperação para a valorização e digitalização do acervo literário dos Gabinetes de Leitura portugueses no Brasil, no Liceu Literário Português

27 de janeiro, domingo – Rio de Janeiro

12h15 – Participação no programa “Portugal no Mundo” da RTP, no Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro

SECP Mundo red

 

  • Partilhe