A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, participa no dia 22 de maio, no Conselho dos Negócios Estrangeiros, na vertente Comércio, e no Conselho dos Negócios Estrangeiros, na vertente Desenvolvimento, que se realizam em Bruxelas.

A reunião da manhã do Conselho dos Negócios Estrangeiros (Comércio) terá como ponto principal um debate sobre os acordos comerciais da União Europeia com o Japão e Singapura. Um balanço dos resultados da 11.ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada em Buenos Aires em dezembro de 2017 e a adoção de conclusões sobre a nova arquitetura e a metodologia de negociação dos acordos comerciais da UE são outros temas da agenda da reunião. 

Ao almoço e ainda no âmbito da sessão do CNE Comércio, os ministros irão centrar-se no debate sobre a situação atual das relações comerciais entre a UE e os EUA, nomeadamente a caducidade prevista para 1 de junho das isenções concedidas pela administração norte-americana à UE relativas às novas pautas aduaneiras que os EUA pretendem aplicar ao aço e ao alumínio. 

Ana Paula Zacarias participa, à tarde, no Conselho dos Negócios Estrangeiros, vertente Desenvolvimento. Esta reunião irá focar-se no debate sobre a implementação do Fundo Fiduciário de Emergência para África, à luz das necessidades de financiamento existentes. A Comissão Europeia fará depois uma apresentação da sua proposta para o próximo Quadro Financeiro Plurianual (2021-2027), centrada nos instrumentos de ação externa.

A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus irá participar ainda na Conferência Internacional para a Gâmbia, coorganizada pela Comissão Europeia, que se realiza de manhã antes do início do Conselho dos Negócios Estrangeiros (Comércio).