A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, inicia no dia 13 de março uma visita oficial de 5 dias à Colômbia.

Em Bogotá, Teresa Ribeiro encontrar-se-á com a sua homóloga, Patti Londoño, para, entre outras matérias de interesse bilateral, fazer o ponto de situação sobre as relações entre os dois países e a criação do Conselho Estratégico Portugal – Colômbia.

A Secretária de Estado reunirá igualmente com representantes de vários organismos internacionais presentes na Colômbia, incluindo as Nações Unidas, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, e a Missão de Apoio ao Processo de Paz Colombiano da Organização dos Estados Americanos.

No dia 16, a Secretária de Estado visitará a região de Caquetá para o lançamento oficial do projeto “Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá", acompanhada pelo Conselheiro Presidencial para o Pós-Conflito, Direitos Humanos e Segurança, Rafael Pardo, bem como por representantes das autoridades locais e da Delegação da União Europeia na Colômbia.

O projeto, implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flor com financiamento da Cooperação Portuguesa e do Fundo Fiduciário da União Europeia para a Colômbia, irá apoiar a reconstrução nacional pós-conflito através da promoção de atividades agrícolas geradoras de rendimento nos municípios el Paujil e de la Montañita, na região de Caquetá.

Por ocasião da sua estadia na Colômbia, a Secretária de Estado manterá, ainda, encontros com empresários portugueses presentes no país, com a comunidade portuguesa residente e com os Cônsules Honorários de Portugal no Equador e na Colômbia.