O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias promove, no dia 28 de fevereiro, um encontro-debate sobre a cadeia de valor da produção e transformação agroalimentar em Portugal. Nesta iniciativa estarão presentes o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira Medeiros, representantes da AICEP Portugal Global, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), do Gabinete de Planeamento e Administração Geral do Ministério da Agricultura (GPP), assim como as associações empresariais do setor agroalimentar português.

Enquadrada no Programa Internacionalizar, este encontro pretende debater as perspetivas e desafios do setor agroalimentar na vertente da internacionalização e do investimento, e assim consensualizar um conjunto de ações concretas a ser implementadas.

A consolidação da cadeia de valor da produção, o alargamento da base exportadora nacional, a promoção e abertura de novos mercados, a articulação entre agentes económicos, os custos de contexto inerentes à internacionalização e à implementação de mais investimento serão algumas das questões em destaque nesta reunião.

Em 2016, as exportações do agroalimentar totalizaram 5,9 mil milhões de euros. Este valor representa 11,8% das exportações totais portuguesas de bens (8,6% em 2007), um crescimento homólogo de 79,1% face a 2007 e um crescimento médio anual de 6,7%. No ano passado, Portugal exportou para 179 mercados. A Espanha foi o principal cliente (36,2% do total), seguindo-se França (9,2%), Angola (7,3%), Reino Unido (5,3%) e Itália (5,0%).

Nos últimos dez anos, a Espanha, a França e a Itália foram os países que mais contribuíram para o aumento das exportações portuguesas de produtos agroalimentares, com aumentos de 972 milhões de euros, 189 milhões de euros e 171 milhões de euros, respetivamente.

Este encontro é fechado à comunicação social. O Secretário de Estado da Internacionalização fará declarações no final do encontro (18h00).

Local: Ministério dos Negócios Estrangeiros. Entrada pelo Largo do Rilvas.