O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, realiza entre os dias 25 e 28 de junho uma missão de diplomacia económica à Índia.

A missão terá início em Mumbai, onde o Secretário de Estado representará Portugal na reunião anual do Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (BAII). À margem do evento, Eurico Brilhante Dias terá encontros com o Vice-presidente do BAII, Sir Danny Alexander, com o Secretário de Estado dos Assuntos Económicos da Índia, Subhash Chandra Garg e com altos responsáveis do Governo do Estado de Maharashtra.

Ainda em Mumbai, o Secretário de Estado acompanhará uma delegação de cinco empresas portuguesas ao Fórum Asiático de Infraestruturas - evento que congrega alguns dos principais representantes mundiais deste setor, e no qual se procurará identificar oportunidades de negócio e potenciais parceiros.

No dia 27 de junho, Eurico Brilhante Dias viajará para Nova Deli, onde se reunirá com o Ministro de Estado para os Negócios Estrangeiros, M.J. Akbar, com o Ministro de Estado da Aviação Civil, Jayant Sinha, e outros representantes do Governo indiano. Na capital, o Secretário de Estado participará ainda num encontro empresarial organizado pela Confederação da Indústria Indiana, e na cerimónia de inauguração do escritório regional da Visionbox, a partir do qual serão cobertos os principais mercados asiáticos.

Depois de uma quebra ocorrida em 2014, o crescimento das exportações de bens e serviços de Portugal para a Índia voltou a apresentar taxas de crescimento positivas. Em 2016, atingiu os 129 M€, com uma variação de 13,2% relativamente a 2015, e, em 2017, chegou aos 194,6 M€.