O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visitou, entre os dias 26 e 30 de abril, as comunidades portuguesas residentes em várias cidades do Brasil.

No primeiro dia da visita, o governante elogiou o trabalho de promoção e valorização dos produtos transmontanos desenvolvido pela Rota do Azeite e do Vinho de Trás-os-Montes, numa iniciativa realizada na Câmara de Comércio Portuguesa, em São Paulo.

SECP Brasil abril 2018

Direcionado a operadores económicos e turísticos, o evento serviu ainda para apresentar o projeto de promoção turística e de atração de investimento «Devolver o território à Diáspora», que prevê a disponibilização de terrenos e o apoio no licenciamento de investimentos em Trás-os-Montes. 

Em São Paulo, José Luís Carneiro participou também num encontro com a comunidade portuguesa, na Casa de Portugal, num jantar na Assembleia Geral da Câmara de Portugal, e visitou o prefeito da cidade, Bruno Covas.

Apoio à digitalização de acervo de bibliotecas portuguesas

No dia 27 de abril, o Secretário de Estado participou na apresentação da reedição da obra «A Arte da Cosinha», um original do século XIX, em Brasília, iniciativa da Embaixada de Portugal no Brasil.

José Luís Carneiro afirmou que «esta iniciativa valoriza o conhecimento sobre o legado cultural das comunidades portuguesas no Brasil» e que este é «o primeiro passo de um esforço destinado à digitalização das obras literárias com maior valor imaterial dos grémios e gabinetes literários portugueses no Brasil».

O Secretário de Estado referiu também que esta iniciativa valoriza a cozinha portuguesa e os produtos de base local que são promovidos em vários restaurantes portugueses no mundo.

José Luis Carneiro Brasil abril 2018

Casa de Portugal em São Luís do Maranhão

No dia 28 de abril, José Luís Carneiro presidiu à assinatura de um acordo entre o Governo Estadual de São Luís do Maranhão e o Conselho das Comunidades Luso Brasileiras desta cidade para o estabelecimento de um espaço promotor da cultura lusa.

A Casa de Portugal funcionará no antigo Convento das Mercês, um espaço com uma forte ligação ao Padre António Vieira. O religioso português viveu na cidade de São Luís e ali proferiu muitos dos seus sermões, incluindo o “Sermão de Santo António aos Peixes”.

O Secretário de Estado visitou ainda uma deslocação ao Teatro Arthur Azevedo, fundado por portugueses no século XIX, e participou na inauguração da nova ala do hospital da Sociedade Humanitária 1.º de Dezembro, que alarga o conjunto de salas de consulta médica. 

Assinatura de acordo para criacao de Casa de Portugal Sao Luis

Visita inaugural a Manaus

Nos dias 29 e 30 de abril, José Luís Carneiro visitou, pela primeira vez, a comunidade portuguesa e lusodescendente radicada na cidade de Manaus, no Amazonas. 

Esta deslocação coincidiu com a realização do Encontro de Associações Luso Brasileiras do Norte do país, o que proporcionou o contacto do Secretário de Estado com membros das comunidades lusas nos estados do Pará, Maranhão e Roraíma.

«Hoje em dia, na sociedade portuguesa, está cada vez mais clara a noção de que os portugueses no mundo são o grande pilar de afirmação de Portugal à escala global e muito contribuem para que o País seja ainda mais cosmopolita, aberto e capaz de estabelecer um diálogo entre pessoas de diferentes culturas e sociedades», concluiu.

A visita incluiu um diálogo com o governador do Estado do Amazonas, Amazonino Mendes, donde resultou o compromisso de estender o âmbito de aplicação da convenção de saúde entre o Governo Estadual e o Hospital Beneficente Português de Manaus.

Integrou ainda a agenda oficial de José Luís Carneiro a visita às instalações do Luso Sport Clube, que celebra o seu 106.º aniversário, e onde funciona o Consulado Honorário de Portugal.

Visita ao Luso Sporting Clube de Manaus