O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visitará o Luxemburgo no próximo dia 12 de janeiro, numa deslocação que tem como principal objetivo debater com o Ministro do Trabalho do Luxemburgo, Nicolas Schmit, a possibilidade dos trabalhadores portugueses naquele país poderem receber formação profissional em português.

O encontro vem no seguimento do diálogo já estabelecido entre os Governos dos dois países a propósito desta matéria. Esta é uma aspiração antiga de trabalhadores portugueses naquele país, defendida também por sindicatos, tendo em vista um acesso mais fácil a ações de formação, à validação de competências e ao mercado de trabalho.

A agenda da visita do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas ao Luxemburgo incluirá, também, encontros com representantes da OGBL, o maior sindicato do Luxemburgo, e do SPE, Sindicato dos Professores no Estrangeiro.

A deslocação contemplará, ainda, a entrega da Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas ao cidadão lusodescendente Davide Sousa.

Oficial da Polícia Luxemburguesa, Davide Sousa recebeu o Prémio Cidadão do Ano 2017, atribuído pelo Parlamento Europeu, por ter revelado um esquema de fraude social de dimensões europeias e pela sua participação em missões na Bósnia, Geórgia e Itália.

Nesta visita o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas estará acompanhado pelo presidente do Instituto Camões, Luís Faro Ramos.

PROGRAMA

12 de janeiro, sexta-feira

15H00 – Encontro com o Ministro do Trabalho, Emprego e Economia Social e Solidária do Luxemburgo, Nicolas Schmit – (Local: Ministério do Trabalho do Luxemburgo).

17H00 – Encontro com o Sindicato OGBL – (Local: Residência Oficial do Embaixador de Portugal no Luxemburgo)

18H30 – Entrega da Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas, no grau de Ouro, ao cidadão lusodescendente Davide Sousa – (Local: Residência Oficial do Embaixador de Portugal no Luxemburgo). Com declarações à comunicação social.

19H30 – Encontro com o Secretário-Geral do Sindicato dos Professores no Estrangeiro/ FENPROF, Professor Carlos Pato – (Local: Residência Oficial do Embaixador de Portugal no Luxemburgo)