O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, realiza, entre os dias 25 e 28 de junho, uma visita à Venezuela para contacto com as comunidades portuguesas nas localidades de Caracas, Valência e Maracay.

Terão lugar encontros com os Conselheiros das Comunidades Portuguesas, visitas aos serviços consulares, em Caracas e Valência, assim como a associações ligadas à comunidade portuguesa e, ainda, o contacto com professores e alunos de escolas e universidades onde é ministrado o ensino da língua portuguesa.

Nesta, que é a sua quarta deslocação à Venezuela, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas estará acompanhado pelo Diretor-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Júlio Vilela, e pelo Presidente do Instituto Camões, Luís Faro Ramos.

PROGRAMA

25 de junho, segunda-feira
20H15 – Jantar com Conselheiros das Comunidades Portuguesas da área consular de Caracas.
 
26 de junho, terça-feira
11H00 – Visita ao Consulado Geral de Portugal em Valência.
11H30 – Reunião com os Conselheiros das Comunidades Portuguesas da área consular de Valência.
15H00 – Visita à Universidade de Carabobo e assinatura de protocolo de cooperação entre o Instituto Camões e esta instituição universitária.
16H00 – Reunião com os professores de língua portuguesa da região dos estados de Carabobo, Lara e Aragua nas instalações do Consulado Geral de Portugal em Valência.
18H00 – Visita ao Lar Geriátrico Luso-Venezuelano do Estado Aragua, em Maracay.
19H00 – Encontro e jantar com a comunidade portuguesa na Casa Portuguesa do Estado de Aragua, em Maracay.
 
27 de junho, quarta-feira
08H45 – Visita à Universidade Pedagógica Experimental Libertador, em Maracay (inclui reunião com comissão diretiva e com docentes e alunos de língua portuguesa).
11H45 – Visita ao Lar Padre Joaquim Ferreira, em Los Anaucos, Caracas.
15H30 – Visita ao Colégio San Agustín (inclui encontro com professores e alunos).
17H30 – Reunião com a Associação de Médicos Luso-Venezuelanos na Embaixada de Portugal.
19H00 – Visita ao Centro Português de Caracas (inclui visita a aulas de português, reunião com dirigentes associativos e jantar com a comunidade).
 
28 de junho, quinta-feira
09H00 – Visita ao Consulado Geral de Portugal em Caracas.
09H30 – Reunião com cidadãos portugueses residentes na Venezuela beneficiários de apoios sociais atribuídos pelo Estado português.
10H15 – Reunião com os Conselheiros das Comunidades Portuguesas.
11H30 – Reunião no departamento de língua portuguesa da Universidade Central de Venezuela.