O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, estará em Lisboa sexta-feira, dia 26 de janeiro, para realizar encontros políticos com as altas entidades nacionais e visitar as instalações militares em Portugal. O Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, acompanhará toda a visita do principal responsável político pela Aliança Atlântica.

Após aterrar no AT1, em Figo Maduro, cumpre a primeira visita de um secretário-geral ao Joint Analysis Lessons Learned Centre (JALLC), em Monsanto. Segue depois para o Palácio das Necessidades, onde se reunirá com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. Na parte da tarde retoma a visita às instalações militares, acompanhado pelo Ministro da Defesa Nacional, começando pelo Comando Conjunto para as Operações Militares, onde assistirá a um briefing, seguindo para o Naval Striking and Support Forces NATO (STRIKFORNATO), e terminando com a NATO Communications and Information Academy, a futura escola de comunicações da NATO.

Concluído o programa em Oeiras, o Ministro da Defesa Nacional e o secretário-geral têm uma reunião de trabalho. No final desta, apresentam publicamente um balanço da visita, numa conferência de imprensa conjunta, no Ministério da Defesa Nacional. A deslocação a Portugal encerra com o encontro com o Primeiro-Ministro, António Costa, na Residência Oficial.

647704 pdf 48Consulte aqui o programa completo