A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, participa no dia 8 de junho, às 9h, no Conselho Informal de Ministros do Desenvolvimento da União Europeia, que se realiza por videoconferência.  

A reunião será presidida pelo Alto Representante e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell, e contará também com a participação do Diretor-Geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Ghebreyesus, na parte da agenda dedicada à discussão da implementação da resposta da Team Europe à pandemia da COVID-19 nos países parceiros. 

No decurso da reunião será feito um ponto da situação sobre as negociações do acordo Pós-Cotonou e da arquitetura financeira para o desenvolvimento, no quadro do próximo Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia. 

Portugal tem participado ativamente em ações de apoio humanitário, no quadro da atual crise pandémica, tanto no plano multilateral como bilateral, com um especial foco nos seus tradicionais parceiros de cooperação, os PALOP e Timor-Leste. 

  • Partilhe