No Dia da Língua Portuguesa e Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se celebra a 5 de maio, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, estará presente nas comemorações que se realizam nos jardins da sede das Nações Unidas em Nova Iorque.

O programa incluirá uma mesa redonda com escritores, minifeira do livro, desempenhos teatrais e musicais, e narração de contos tradicionais, com a participação de estudantes de língua portuguesa e da Coordenação de Ensino Português nos EUA. Durante o evento será assinalado o 20º aniversário da atribuição do Prémio Nobel de Literatura a José Saramago.

Este evento é promovido pelas Missões Permanentes dos países da CPLP junto das Nações Unidas e pelos Consulados Gerais do Brasil e de Portugal em Nova Iorque e de Portugal em Newark.

A Secretária de Estado será acompanhada nesta deslocação pelo Presidente do Camões, IP, Luís Faro Ramos. O dia 5 de maio foi instituído como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP em 2009, e desde então tem sido celebrado um pouco por todo o mundo. É a primeira vez que se organiza nas Nações Unidas um programa tão ambicioso para assinalar a língua portuguesa e as culturas dos países da CPLP.