A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, participa, no dia 26 de novembro, na Reunião de Ministros do Desenvolvimento da União Europeia, em Bruxelas. Esta reunião inicia-se com uma discussão sobre a implementação da “Nova Aliança África-Europa para o Investimento e o Emprego Sustentáveis”, apresentada pelo Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, no seu discurso sobre o Estado da União, de 12 setembro de 2018. 

Segue-se um debate sobre as negociações do próximo Quadro Financeiro Plurianual 2021 – 2027, em particular sobre o novo Instrumento da Vizinhança, Desenvolvimento e Cooperação Internacional, estruturado para aumentar a coerência, a flexibilidade e a eficácia à ação externa da UE.

A reunião terminará com um almoço de trabalho sobre género e desenvolvimento, com enfoque no combate à violência contra as mulheres, e que contará com a presença dos laureados com o Prémio Nobel da Paz em 2018, o médico congolês, Denis Mukwage, e a ativista dos Direitos Humanos iraquiana, Nadia Murad.

SENEC