A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, representará Portugal na Reunião Informal de Ministros do Desenvolvimento da União Europeia, que terá lugar no dia 20 de fevereiro, em Bruxelas.

A reunião iniciará com uma discussão sobre a proposta de mandato apresentada pela Comissão Europeia para negociar o futuro relacionamento entre a União Europeia e o grupo dos países ACP, após o fim da vigência do Acordo de Cotonou em 2020.

Seguir-se-á uma exposição feita pelo Presidente do BEI, Werner Hoyer, sobre a proposta apresentada por aquela instituição para a constituição de um Banco Europeu de Desenvolvimento.

A reunião incluirá ainda um debate sobre as perspetivas para o próximo Quadro Financeiro Plurianual (2021 – 2027) e o seu impacto nos instrumentos da ação externa da UE.

Esta Reunião Informal de Ministros do Desenvolvimento terminará com um almoço de trabalho com o Administrador do PNUD, Achim Steiner, sobre a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o processo de reforma das Nações Unidas.

Na véspera, a Secretária de Estado reunir-se-á com o Secretário-Geral do grupo dos países ACP, Patrick Ignatius Gomes, para uma troca de impressões sobre as perspetivas negociais para o futuro acordo com o Grupo ACP.