A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, representará Portugal no 3º Fórum para o Financiamento do Desenvolvimento, no próximo dia 23 de abril, em Nova Iorque.

Este fórum, que se realiza no quadro do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), reunirá representantes políticos dos Estados-Membros da ONU e de diversas organizações internacionais. Incluirá um debate geral de alto-nível, bem como mesas-redondas temáticas, versando sobre a avaliação dos resultados da Agenda de Ação de Adis Abeba sobre o financiamento do desenvolvimento e os meios de implementação da Agenda 2030, com vista à promoção do desenvolvimento sustentável.

No dia 24 de abril, a Secretária de Estado representará igualmente Portugal no Evento de Alto-Nível sobre Sustentação da Paz, promovido pelo Presidente da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

O Presidente Miroslav Lajčák sinalizou a construção e a sustentação da paz como temas prioritários na agenda internacional, pelo que este evento reúne um vasto leque de representantes governamentais e institucionais que, em reunião plenária e em debates interativos, discutirão mecanismos para reforçar as capacidades de atuação das Nações Unidas nestes domínios.