A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, desloca-se à África do Sul e ao Botsuana de 6 a 10 de novembro.

Na sua qualidade de Governadora Suplente por Portugal junto do Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD), a Secretária de Estado participará, em Joanesburgo, no dia 7 de novembro, no Fórum para o Investimento em África (AIF), evento organizado pelo BAfD e que reunirá entidades governamentais, instituições financeiras e o setor privado tendo em vista a dinamização do investimento no continente africano.

Durante este Fórum, será assinado entre o Banco Africano de Desenvolvimento, Portugal e os PALOP, o Compacto para os Países Lusófonos em África, um instrumento inovador que visa promover o investimento privado e acelerar a transformação económica dos Estados africanos de língua oficial portuguesa. Trata-se de uma iniciativa original, quer pela sua dimensão multilateral, quer por potenciar as possibilidades de cooperação entre os países de língua portuguesa, em prol do desenvolvimento económico abrangente e inclusivo.

Por ocasião desta deslocação à África do Sul, a Secretária de Estado Teresa Ribeiro participará ainda numa conferência na Universidade de Witwatersrand - instituição onde funciona o Leitorado Língua e Cultura Portuguesas em Joanesburgo; e numa mesa redonda com investigadores da South African Institute of International Affairs (SAIIA); O programa inclui também uma visita à Fundação Nelson Mandela e uma reunião de trabalho com a Coordenadora Residente das Nações Unidas e com os Diretores das Agências onusianas presentes na África do Sul.

No dia 8 de novembro, a Secretária de Estado deslocar-se-á ao Botsuana, onde será recebida pela Ministra dos Negócios Estrangeiros, Unity Dow, e pelo Ministro das Finanças e do Desenvolvimento Económico, Ontefetse Kenneth Matambo, visitando ainda a Universidade do Botsuana onde leciona uma docente de português ao abrigo do Protocolo de Cooperação celebrado com o Camões, I.P.. Durante a estadia em Gaborone, a Secretária de Estado visitará igualmente a sede da Comunidade Económica para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).