A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, esteve, no dia 13 de março, na exposição "Futuros Presidentes de Moçambique", apresentada no Centro Cultural Português em Maputo, em parceria com a Helpo.

SENEC Moçambique Março 2019

A exposição salienta o papel da educação e deixa a mensagem de que qualquer criança pode ser o que quiser, até mesmo Presidente da República, quando se aposta e se acredita na educação e no seu poder para transformar a vida de milhões de crianças. Depois da cidade de Maputo, a exposição "Futuros Presidentes de Moçambique" percorrerá outras regiões moçambicanas.Teresa Ribeiro Moçambique exposição

Nesta deslocação oficial a Moçambique, Teresa Ribeiro visitou também o projeto "Ser Jovem em Xipamanine", implementado pela FEC. Este projeto tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da cidade de Maputo, dotando os jovens vulneráveis do Bairro de Xipamanine de competências humanas e profissionais no sentido de aumentar os seus níveis de empreendedorismo e empregabilidade.

A Secretária de Estado foi conhecer o Centro Profissional de S. José, dos Salesianos, onde os jovens beneficiários estão a receber formação profissional em áreas como eletricidade, canalização, cosmética, culinária, costura.

Teresa Ribeiro Moçambique 2019 março

Helpo e FEC são Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesas, e estes projetos são financiados pelo Camões, IP.

A Secretária de Estado manteve ainda vários encontros nas áreas do ensino da língua e cultura portuguesas, designadamente com titular da Cátedra na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Perpétua Gonçalves, Leitores portugueses da UEM e Universidade Pedagógica, e alunos das respetivas instituições académicas.

Teresa Ribeiro esteve acompanhada pela Embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva, pelo Vice-Presidente do Camões, IP, Gonçalo Teles Gomes, e pelo Diretor do Centro Cultural Português, João Pignatelli.

  • Partilhe