O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, desloca-se a Bruxelas, nos dias 21 e 22 de janeiro, para participar no Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia (CNE), bem como na reunião ministerial entre a UE e a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e ainda na reunião ministerial UE e a União Africana (UA). 

Segunda-feira, dia 21 de janeiro:

09h00 – Reunião do Conselho de Negócios Estrangeiros

O CNE inicia-se com uma troca de pontos de vista sobre assuntos da atualidade internacional, nomeadamente os relacionados com os últimos desenvolvimentos políticos internos na Venezuela e na República Democrática do Congo. 

A Agenda do Conselho prossegue com um ponto da situação sobre a implementação do Plano de Ação contra a Desinformação, publicado em dezembro passado, seguindo-se a preparação da Ministerial UE–Liga de Estados Árabes, prevista para 4 de fevereiro, e da Ministerial UE–ASEAN, que se realizará logo a seguir ao CNE.

À margem do CNE, o Ministro dos Negócios Estrangeiros participará ainda num pequeno-almoço de trabalho organizado pela Finlândia, sobre a prevenção e mediação de conflitos em África.

13h00- Conferência de imprensa.

Local - Sala de Imprensa de Portugal, Edifício Justus Lipsius.

15h15 - Sessão plenária da Ministerial UE-ASEAN

Na Ministerial UE-ASEAN, os representantes dos dois blocos darão nota dos mais recentes desenvolvimentos internos às duas regiões, trocarão pontos de vista sobre temas regionais e internacionais, e debaterão o reforço das relações UE-ASEAN, com enfoque nos domínios da conectividade e do comércio. Serão igualmente discutidas questões transversais prioritárias para 2019, tais como as alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável, a cibersegurança, a pesca ilegal e a gestão de fronteiras.

Terça-feira, dia 22 de janeiro:

08h30 - Sessão plenária da Ministerial UE-União Africana

Na Ministerial UE-UA será assegurado o seguimento da 5ª Cimeira UA-UE de Abidjan, ocorrida em novembro de 2017. Os Ministros debaterão o futuro da cooperação entre as duas regiões, abordando três temáticas-chave: paz, segurança e governação; comércio, investimento e integração económica; e multilateralismo.  

No final dos trabalhos, o Ministro fará declarações à imprensa.

Local - Sala de imprensa de Portugal, Edifício Justus Lipsius.

mne

  • Partilhe