O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, deslocar-se-á, nos dias 13 e 14 de março, a Madrid, para um encontro com a Secretária de Estado do Comércio de Espanha, Marisa Poncela García. Nesta ocasião, serão abordadas questões relacionadas com as relações económicas entre os dois países e temas da agenda de comércio internacional, como as negociações do Brexit ou do Acordo de Comércio Livre UE-Mercosul.

Encontra-se também prevista uma visita à Casa Decor – evento de referência da Fileira Casa, onde, durante 40 dias, cerca de três dezenas de empresas portuguesas do setor do mobiliário, utilidades domésticas, têxtil-lar, iluminação, materiais de construção e agroalimentar divulgarão a sua oferta.

De acordo com os dados do comércio de 2016, a Fileira Casa é responsável por 4,5% das exportações nacionais, tendo gerado um volume de negócios na ordem dos 3 mil milhões de euros. Esta Fileira, que abrange diversos setores, é integrada por mais de 7.700 empresas, que exportam para 173 países.

O Secretário de Estado da Internacionalização manterá ainda encontros com representantes da comunidade empresarial espanhola e portuguesa, com membros da Câmara Hispano-Portuguesa, com a Associação Espanhola de Capitais de Risco, com a ICEX – España Exportación e Inversiones, e com entidades bancárias com operações em Portugal.

A Espanha é o primeiro parceiro comercial de Portugal, tendo, em 2017, sido destino de cerca de 21% das exportações nacionais de bens e serviços, no valor de 16,3 mil milhões de euros.

 

Terça-feira, 13 de março

12h30  Visita ao Google Campus

14h00  Almoço e networking com membros da Câmara Hispano-Portuguesa

17h00  Reunião com responsáveis do Programa CRE100DO (Programa de Promoção Empresarial)

18h00  Visita à Casa Decor. Reunião com empresas portuguesas participantes na edição de 2018, curadoras do espaço e média portugueses.

Quarta-feira, 14 de março

9h30    Reunião com a Associação Espanhola de Capitais de Risco e Caixa Bank

10h00  Reunião com a empresa de Energia Solar FRV

11h00  Reunião com o Sovereign Wealth Lab da ICEX

12h00  Reunião com Indra Espanha e Indra Portugal

16h00  Reunião com a Secretária de Estado do Comércio, Marisa Poncela García