O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, desloca-se ao Japão entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro em missão de captação de investimento e promoção das exportações nacionais, um mês após a conclusão das negociações do Acordo de Comércio Livre entre aquele país e a União Europeia.

No dia 29 de janeiro, o programa prevê encontros institucionais com o Vice-Ministro Parlamentar dos Negócios Estrangeiros e, no dia 30, com o Vice-Ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão.  A agenda contempla ainda visitas a várias empresas dos setores das tecnologias de informação, comunicação e eletrónica, da energia e automóvel.

O Secretário de Estado participa, no dia 30, num seminário promovido pela Sumitomo Mitsui Banking Corporation, sobre oportunidades de investimento em Portugal, no qual se encontram inscritas mais de uma centena e meia de empresas japonesas. Neste dia será também assinado um Protocolo de Cooperação entre a AICEP e a sua congénere nipónica JOI - Japan Overseas Investment Institute.

O Japão é a terceira maior economia mundial em valor do PIB (4.ª, se se considerar a União Europeia no seu todo), com mais de 126 milhões de habitantes, na sua grande maioria consumidores com elevado poder de compra, havendo um grande potencial de mercado a explorar após a entrada em vigor do Acordo de Comércio Livre União Europeia - Japão, que se espera venha a ter lugar no início de 2019. O investimento estrangeiro direto nipónico em Portugal está concentrado nos setores automóvel, químico e farmacêutico, e nas tecnologias de informação.