República Helénica

Grecia

Capital: Atenas

Língua Oficial: Grego

População: 10 717 169 (2019, Banco Mundial)

Modo de governo: República Parlamentar

 

Relações Bilaterais

Data de reconhecimento do país: Em 29 de maio de 1924, Portugal reconhece, de facto e Direito, a II República Helénica. O Embaixador da Grécia residente em Paris, Nikolaos Politis, passa a estar acreditado como não residente em Lisboa.

Data do estabelecimento de relações diplomáticas: 1835. Na sequência da independência da Grécia, o Governo de Atenas diligenciou no sentido de estabelecer relações diplomáticas com Portugal, tendo a partir de 1835 acreditado o Conde Andreas Metaxás como primeiro Embaixador não residente em Lisboa.

Primeira Enviatura: Em 1919, o Ministro Plenipotenciário Martinho Teixeira Brederode, Chefe da Delegação nos Balcãs sediada em Bucareste, também tinha jurisdição sobre a Grécia.

Representação consular de Portugal na Grécia: Embaixada de Portugal em Atenas, e respetiva Secção Consular. A Embaixadora Helena Alexandra Andrade Furtado de Paiva tomou posse a 6 de janeiro de 2020 como Embaixadora de Portugal em Atenas. Portugal dispõe de 2 Consulados Honorários na Grécia

Consulados Honorários de Portugal na Grécia: 2 – Pireu e Salónica

  • Ieraklis Ieronimakis desempenha funções como Cônsul Honorário de Portugal em Pireu
  • Aikaterini Michailidou desempenha funções como Cônsul Honorária de Portugal em Salónica

 

Inscrições consulares 852
Vistos emitidos no posto (2020) 0
Presenças consulares (2020) 0
Nacionais detidos 1
Associações de portugueses Existe uma associação de portugueses na Grécia, com o nome de Associação Cultural para a Comunidade Portuguesa na Grécia
Apoios financeiros concedidos às associações Não foi solicitado nenhum apoio financeiro.

 

   

Representação consular da Grécia em Portugal: Embaixada da Grécia em Lisboa. O Embaixador Ioannis Metaxas apresentou credenciais a 22 de abril de 2019 como Embaixador da Grécia em Portugal.

Comunidade da Grécia em Portugal N. D. 

 

Acordos bilaterais:

 

Visitas de Estado e oficiais

  • A 27 e 28 de outubro de 1954, o Chefe do Governo da Grécia, Marechal Alexandre Papagos, realizou uma Visita Oficial a Portugal, sendo recebido em audiência pelo Presidente da República Portuguesa, Francisco Craveiro Lopes.
  • Entre 24 e 29 de junho de 1981, o Presidente da República Helénica, Constantino Karamanlis, realizou uma Visita Oficial a Portugal.
  • Entre 16 e 19 de março de 1983, o Presidente da República Portuguesa, António Ramalho Eanes, realizou uma visita oficial à Grécia.
  • Entre 6 e 9 de maio de 1987, o Presidente da República Helénica, Christos Sartzetakis, realizou uma Visita Oficial a Portugal.
  • Entre 12 e 17 de dezembro de 1988, o Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, realizou uma Visita Oficial à Grécia.
  • A 6 de setembro de 1996, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Theodoros Pangalos, realiza uma deslocação oficial a Portugal, sendo recebido em audiência pelo Presidente da República Jorge Sampaio, em Lisboa.
  • Entre 1 e 4 de dezembro de 1999, o Presidente da República Helénica, Constantinos Stephanopoulos, realizou uma visita de Estado a Portugal.
  • Entre 1 e 4 de dezembro de 2002, o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio realizou uma Visita de Estado à Grécia.
  • A 15 de junho de 2007, o Primeiro-ministro da Grécia, Kostas Karamanlis, realizou uma deslocação oficial a Portugal, sendo recebido em audiência pelo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém.
  • A 11 de abril de 2016, o Primeiro-ministro de Portugal, António Costa, realiza uma visita oficial à Grécia, onde reúne com o seu homólogo grego, Alexis Tsipras.
  • A 9 de setembro de 2016, o Primeiro-ministro de Portugal, António Costa, realiza uma visita oficial à Grécia, onde participa numa cimeira de líderes dos países do sul da União Europeia.
  • A 6 de setembro de 2017, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa participou na Cerimónia comemorativa do 10º aniversário da Organização Europeia de Direito Público, na Grécia.
  • Entre 12 e 14 de março de 2018, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa realizou uma Visita de Estado à Grécia, acompanhado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. O Presidente português reuniu com o seu homólogo grego, bem como com o Primeiro-Ministro da Grécia, e visitou um campo de refugiados em Tebas.
  • A 10 e 11 de Outubro de 2019, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, participou no 15º encontro do Grupo de Arraiolos, em Atenas.

                                                                                                                    

Relações Económicas

 

Relações Culturais

  • Não existe representação do Instituto Camões na Grécia.

 

Conselhos aos Viajantes

 

  • Partilhe