Titular do posto
Relações Diplomáticas
- Em 1543 três portugueses chegaram à ilha de Tanegashima, tornando-se os primeiros europeus a desembarcar no Japão. Durante aproximadamente um século (e até ao chamado “Édito de Exclusão” de estrangeiros) os dois países mantiveram intensas relações comerciais.
- A 3 de agosto de 1860 as relações diplomáticas bilaterais foram formalmente estabelecidas pela assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Comércio pelo Rei D. Pedro V e o Imperador do Japão.
- A 23 de março de 1932 foi assinado por troca de notas um Acordo de comércio e de navegação.
- A 29 de julho de 1966 celebrou-se em Lisboa um novo Acordo comercial e a 17 de outubro de 1978 foi assinado em Tóquio um Acordo de pescas. Ambos deixaram de estar em vigor a partir da adesão de Portugal à CEE, actual UE.
- A 19 de dezembro de 2011 assina-se em Lisboa Convenção entre Portugal e o Japão para evitar a dupla tributação e prevenir a evasão fiscal em matéria de impostos sobre o rendimento.
Primeira Enviatura
- A 19 de julho de 1860, Isidoro Francisco Guimarães, 1º Visconde da Praia Grande, Chefe da Legação na China, Japão e Sião e Governador de Macau, apresenta credenciais
Registo em Imagens
Embaixador Armando Martins Janeira monumento Moraes, em Kobe |
Emb. Armando Martins Janeira, Grande Colar da Ordem Sol Nascente |