Titular do posto

Francisco Manuel da Fonseca Xavier Esteves
Apresentou credenciais em 15 de janeiro de 2015

 

Relações Diplomáticas

  • Em 1543 três portugueses chegaram à ilha de Tanegashima, tornando-se os primeiros europeus a desembarcar no Japão. Durante aproximadamente um século (e até ao chamado “Édito de Exclusão” de estrangeiros) os dois países mantiveram intensas relações comerciais.
  • A 12 de julho de 1860 as relações diplomáticas bilaterais foram formalmente estabelecidas pela assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Comércio pelo Rei D. Pedro V e o Imperador do Japão.
  • A 23 de março de 1932 foi assinado por troca de notas um Acordo de comércio e de navegação.
  • A 29 de julho de 1966 celebrou-se em Lisboa um novo Acordo comercial e a 17 de outubro de 1978 foi assinado em Tóquio um Acordo de pescas. Ambos deixaram de estar em vigor a partir da adesão de Portugal à CEE, actual UE.
  • A 19 de dezembro de 2011 assina-se em Lisboa Convenção entre Portugal e o Japão para evitar a dupla tributação e prevenir a evasão fiscal em matéria de impostos sobre o rendimento.


Primeira Enviatura

  • A 19 de julho de 1860, Isidoro Francisco Guimarães, 1º Visconde da Praia Grande, Chefe da Legação na China, Japão e Sião e Governador de Macau, apresenta credenciais



Titulares dos Cargos


Registo em Imagens

 

Emb. Armando Martins Janeira monumento Moraes em kobe

Japao Emb AMJ grande cordão ordem sol nascente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Embaixador Armando Martins Janeira monumento Moraes, em Kobe
 Emb. Armando Martins Janeira, Grande Colar da Ordem Sol Nascente