Titular do posto

Pedro Nuno de Abreu e Melo Bártolo
Assumiu funções a 25 de setembro de 2013.


Portugal e a NUOI

Sedeada em Nova Iorque, a Organização das Nações Unidas tem um Departamento Europeu, em Genebra, onde funcionam adicionalmente diversas organizações internacionais de grande relevo. Nessa medida, Portugal possui uma missão diplomática cuja designação completa é Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais em Genebra e do Departamento Europeu das Nações Unidas.

Entre muitos outros organismos, estão sedeados em Genebra a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização Internacional das Migrações (OIM), o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), a União Internacional das Telecomunicações, a União Postal Universal, a União Inter-Parlamentar e o Comité Internacional da Cruz Vermelha. Funcionam igualmente em Genebra os Escritórios do Altos Comissários para os Refugiados e para os Direitos Humanos, bem como o Conselho dos Direitos Humanos.

A Missão de Portugal assegura a representação portuguesa nas diversas organizações e nos órgãos das Nações Unidas com sede em Genebra, participando ativamente nas reuniões e no trabalho desenvolvido no respetivo seio, nomeadamente na elaboração de políticas e na negociação de instrumentos de direito internacional.
Uma das áreas mais ativas no sistema das Nações Unidas em Genebra são os Direitos Humanos, destacando-se a realização anual do Conselho dos Direitos Humanos, sucessor da Comissão dos Direitos Humanos, extinta em 2005. Portugal foi membro da Comissão nos mandatos 1979-1981, 1988-1993 (dois mandatos) e 2000-2002, e foi membro do Conselho por um mandato que expirou em dezembro de 2017.

 

Primeira enviatura