Capital: Bucareste

Língua Oficial: Romeno

População: 19 366 221 (2019, Banco Mundial)

Modo de governo: República Semipresidencialista

Superfície: Representa 238 391 km2, semelhante à da Grã-Bretanha. A Roménia tem uma forma oval, medindo 735 km de Oeste a Leste e 530 km de Norte a Sul

Distribuição da superfície: território agrícola (39,2%), florestas (28%), planícies (20,5%), vinhas e pomares (2,3%), edifícios, estradas e vias (4,5%), águas e lagos (3,7%), outras áreas (1,8%)

Administração territorial:

 

O território da Roménia é organizado em 41 distritos ("judeţe"), mais o município de Bucareste, que tem um estatuto semelhante ao do distrito. Um distrito ("judeţ") tem, em média, uma superfície de 5 800 km 2, e uma população de 500 000 habitantes.

Principais cidades: Bucareste, Cluj-Napoca, Iaşi, Constanţa, Timişoara, Craiova, Galaţi, Braşov, Ploieşti, Brăila, Oradea, Bacău, Piteşti, Arad e Sibiu.

Nacionalidades: romenos 89,5%, húngaros 6,6%, roma 2,5%, outros 1,4%

Moeda nacional: "lei" (abreviatura alternativa: "ron"). A subdivisão do "lei" é o "ban", 1 leu = 100 bani

Estatuto: membro da OTAN e membro da UE

Relações Bilaterais

As relações bilaterais entre Portugal e a Roménia são boas, existindo ainda algum espaço para crescer. Nos últimos anos, o ritmo das visitas e encontros bilaterais de alto nível tem sido regular. Em 20 de fevereiro de 2019, a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus encontrou-se com o seu homólogo romeno, George Ciamba, em Bucareste, tendo-se verificado convergência de pontos de vista em algumas das principais temáticas europeias (Brexit, QFP 2021-2027, UEM, migrações) e manifestado o interesse em reforçar o diálogo bilateral, tendo sido proposto, nesse sentido, um encontro entre os dois Chefes de Governo.

No plano económico, as relações bilaterais têm vindo a crescer nos últimos anos. Em 2019, o mercado romeno representava o 20º cliente comercial e o 33º fornecedor de Portugal. Para a Roménia, Portugal foi o seu 30º cliente e 27º fornecedor. Em 2019 registaram-se 908 empresas portuguesas exportadoras para a Roménia, num acréscimo relativamente 2015, em que se contabilizaram 757. Em termos de oportunidades para investimento, o potencial ainda por explorar parece ser vasto e diverso. Por ora, estima-se que perto de 50 empresas nacionais tenham uma presença direta neste mercado e em áreas tão diversas como a construção, as energias renováveis, a distribuição (retalho), a agricultura, a indústria automóvel ou ainda, os serviços de consultoria.

A Roménia é uma importante plataforma de negócios no sudeste da Europa Central. O mercado romeno tem potencial para se tornar um mercado ainda mais importante para as empresas portuguesas, exigindo algum investimento em tempo e dinheiro, e uma boa preparação. É muito dinâmico e existem oportunidades em praticamente todos os setores de atividade para as empresas nacionais.

Data de reconhecimento do país: O Governo português reconheceu a independência da Roménia em 1880.

Data do estabelecimento de relações diplomáticas: 25 de agosto de 1917.

Corte de relações diplomáticas após a Segunda Guerra Mundial

Relações diplomáticas restabelecidas a 3 de junho de 1974.

Primeira Enviatura: A 7 de dezembro de 1919 apresenta credenciais o Ministro Plenipotenciário Martinho Teixeira Homem de Brederode, que tomou posse da Legação nos Balcãs, residente em Bucareste e com jurisdição sobre a Sérvia e Grécia.

Representação consular de Portugal na Roménia: Embaixada de Portugal em Bucareste, e respetiva Secção Consular. A Embaixadora Teresa Macedo tomou posse a 1 de outubro de 2020 como Embaixadora de Portugal na Roménia.

Consulados Honorários de Portugal na Roménia: Não existem consulados Honorários de Portugal na Roménia.

Inscrições consulares

1090

Vistos emitidos no posto (2020)

17 (10 Schengen)

Presenças consulares (2020)

0

Nacionais detidos

0

Associações de portugueses

0

Apoios financeiros concedidos às associações

0

 

Representação consular da Roménia em Portugal: Embaixada da Roménia em Lisboa, e respetiva Secção Consular. A Embaixadora Ioana Bivolaru apresentou credenciais a 6 de setembro de 2016 como Embaixadora da Roménia em Portugal. A Roménia dispõe ainda de 2 Consulados Honorários em Portugal, no Porto e no Estoril.

Comunidade da Roménia em Portugal

Mais de 30.000 pessoas (4ª maior entre os imigrantes radicados no nosso país)

 

Acordos bilaterais:

Visitas de Estado e oficiais

  • Entre 13 e 15 de junho de 1975, Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Francisco Costa Gomes, realizou uma Viagem Oficial à Roménia
  • Entre 28 e 31 de outubro de 1975, o Presidente da Roménia, Nicolae Ceausescu, realizou uma Visita Oficial a Portugal
  • Entre 21 e 23 de março de 1979, Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa António Ramalho Eanes, realizou uma Visita Oficial à Roménia.
  • A 5 de julho de 1991, o Presidente da República da Roménia, Ion Iliescu, reuniu com Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, em Lisboa, onde passou antes de seguir em Viagem Oficial para a América Latina
  • A 2 e 3 de dezembro de 1996, o Presidente da Roménia, Emil Constantinescu, realizou uma deslocação oficial a Portugal, por ocasião da sua participação da Cimeira de Lisboa da OSCE.
  • Entre 3 e 6 de março de 2000, Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, realizou uma Visita de Estado à Roménia.
  • A 29 de junho de 2001, o Primeiro-Ministro da Roménia, Adrian Nastase, realizou uma deslocação a Portugal, sendo recebido em audiência por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, no Palácio de Belém
  • Entre 29 de outubro e 1 de novembro de 2003, o Presidente da República da Roménia, Ion Iliescu, realizou uma Visita de Estado a Portugal
  • A 13 de julho de 2007, o Primeiro-Ministro da Roménia, Calin Popescu-Tariceanu, realizou uma deslocação a Portugal, sendo recebido em audiência por Sua Excelência o Presidente da República portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio de Belém.
  • A 15 de maio de 2014, encontro do SEAE Bruno Maçães com o SE para o Comércio, Bogdan Pandelica, em Bucareste.
  • A 2 de junho de 2014, encontro entre S.Exa. MENE, Rui Machete, com o homólogo romeno, Titus Corlatean, em Lisboa.
  • A 29 de setembro de 2014, visita à Roménia de S.Exa. o Vice-PM, Paulo Portas.
  • A 6 de outubro de 2014, encontro entre SEAE e o seu homólogo romeno, George Ciamba
  • A 18 e 19 de junho de 2015, o Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, realizou uma Visita de Estado à Roménia.
  • A 23 de outubro de 2017, visita de Estado do PR da Roménia, Klaus Iohannis, a Portugal.
  • A 26 de setembro de 2017, encontro entre S.Exa. SEAE, Ana Paula Zacarias, e o homólogo romeno, George Ciamba, em Lisboa.
  • A 25 e 26 de maio de 2017, visita de S.Exa. SEAE, Margarida Marques, à Roménia.
  • A 7 de junho de 2018, a Primeira-Ministra da Roménia, Vasilica Viorica Dancila, realizou uma visita a Portugal, onde se encontrou com S.Exa. PM, António Costa, sendo recebida em audiência por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.
  • A 20 de fevereiro de 2019, encontro de S. Exa. SEAE, Ana Paula Zacarias, com o homólogo romeno, George Ciamba.
  • A 6 e 7 de novembro de 2020, visita oficial de S. Exa. MDN, João Gomes Cravinho, à Roménia onde se encontrou com homólogo, General Nicolae-Ionel Ciuca.

Relações Económicas

Relações Culturais

Conselhos aos Viajantes

 

Titulares dos Cargos

  • Partilhe