Com o objetivo de reforçar a presença dos portugueses nas organizações internacionais foi criado o site Carreiras Internacionais. Este reúne conteúdos informativos sobre as oportunidades de emprego na União Europeia, Conselho da Europa, Nações Unidas e, desde setembro de 2012, para os serviços externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

As ofertas, de trabalho e de estágio, dirigem-se aos cidadãos que procuram uma carreira internacional, quer estejam à procura do primeiro emprego ou tenham já experiência profissional. Em média, estão disponíveis 140 anúncios diariamente.

Associado ao site, existe um serviço de atendimento (por telefone e por e-mail). Para além deste apoio à distância, é ainda prestado apoio personalizado através da realização de sessões de informação e participação em eventos, tais como feiras de emprego.

O site Carreiras Internacionais apresentou, por exemplo, em 2012, os seguintes resultados: foram publicadas 848 ofertas de emprego, estágio ou destacamento, e globalmente registou 635 930 visitas. Foram esclarecidos mais de 2800 pedidos de informação, por e-mail e telefone. Realizaram-se cerca de 30 sessões de informação, às quais assistiram 2059 cidadãos. Foram enviados mais de 21 600 e-mails informativos

Este projeto é uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, desenvolvida pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD).

  • Partilhe