Junior Professional in Delegation (JPD 2021)
O PERÍODO DE APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS AO PROGRAMA JPD 2021 IRÁ DECORRER EM JANEIRO 2021
Programa Jovens Profissionais nas Delegações da União Europeia
Candidaturas de 4 de janeiro a 31 de janeiro de 2021
Estão disponíveis 54 vagas JPD (2 por Estado-membro): 27 nas áreas política, de imprensa e de informação (SEAE); e 27 nas áreas de gestão da ajuda humanitária e assuntos económicos e comerciais (COM).
Objetivo do Programa
A Comissão Europeia (COM) e o Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE) pretendem recrutar 2 (dois) jovens provenientes de cada um dos Estados-membros da UE para participarem no Programa de estágios Jovens Profissionais nas Delegações da UE (Junior Professionals in the UE Delegations, JPD). As vagas disponíveis dizem respeito às seguintes áreas funcionais:
- Área política, de imprensa e informativa do SEAE;
- Área de gestão da ajuda humanitária, comércio, assuntos económicos e comerciais da Comissão Europeia.
O JPD tem por objetivo proporcionar um estágio de alto nível numa das Delegações da União Europeia visando dotar os estagiários de experiência prática no trabalho quotidiano das Delegações e proporcionar um conhecimento aprofundado dos objetivos e metas a alcançar pela COM e pelo SEAE na ação externa da UE.
Critérios de Elegibilidade para o Programa
Cidadania: os candidatos devem possuir nacionalidade de um dos Estados-membros da UE, com pleno gozo dos direitos de cidadania. Os candidatos deverão apresentar a sua candidatura no Estado-membro de que são nacionais, e em caso de dupla nacionalidade, deverão apresentar a sua candidatura em apenas um Estado-membro.
Serviço militar: os candidatos devem ter cumprido todas as obrigações relativas ao serviço militar, em conformidade com a legislação nacional ou dar garantias de que não serão mobilizados durante o estágio.
Diploma universitário: os candidatos devem ter, até à data-limite para a apresentação de candidaturas, pelo menos um dos seguintes graus universitários (quadro de diplomas):
- Licenciatura (pré-Bolonha)
- Licenciatura (240 ECTS)
- Mestrado (pré-Bolonha)
- Mestrado (entre 60-120 ECTS)
- Doutoramento (pré-Bolonha)
- Doutoramento (pelo menos 180 ECTS)
Línguas: Os candidatos devem ter bons conhecimentos de inglês e/ou francês (C1 ou C2 Grelha de autoavaliação). O conhecimento de outras línguas da UE ou de uma terceira língua da UE relevante para o serviço externo da UE é uma vantagem.
Experiência profissional: será dada preferência a candidatos que possuam no máximo até quatro anos de experiência profissional – no início do programa – com relevância para o mesmo, dos quais um máximo de um ano junto do SEAE, da Comissão Europeia ou de outra Instituição ou Organismo da UE. Experiência de voluntariado e participação em publicações é uma mais-valia.
Como Proceder à Candidatura
É necessário descarregar preencher devidamente a ficha de candidatura e enviá-la para jpd2021@mne.pt durante o prazo legal.
Calendário do Programa
Publicação do Programa JPD e abertura do período de candidaturas - 4 de janeiro de 2021
Receção das candidaturas nos Estados-membros - até 31 de janeiro de 2021
Lista de candidatos pré-selecionados pelos Estados-membros – até 28 de abril de 2021
Seleção pelas Instituições Europeias - maio de 2021
Envio da oferta do lugar de estágio aos candidatos selecionados - junho de 2021
Início dos estágios nas Delegações – setembro/outubro de 2021
Os candidatos são convidados a consultar a página do sítio do Serviço Europeu de Ação Externa dedicada ao programa Junior Professional in Delegation, onde poderão encontrar informação complementar essencial sobre o mesmo.
Outros Programas
Outros Programas
A União Europeia dispõe de um quadro institucional composto por instituições, órgãos e outros organismos que se encontram espalhados por todo o território europeu.
Para trabalhar, estagiar, fazer formação ou ser destacado numa Instituição ou organismo da União Europeia deverá ser nacional de um Estado-Membro e possuir os demais requisitos exigidos, incluindo conhecimentos linguísticos adequados.
Trabalhar na União Europeia
As Instituições e outros organismos da UE oferecem-lhe um vasto número de oportunidades de trabalho.
Um emprego na União Europeia dar-lhe-á a oportunidade de consolidar/aumentar os seus conhecimentos, num ambiente internacional, multicultural e estimulante.
Consulte https://eurocid.mne.gov.pt/empregos
Estagiar na União Europeia
Comece a sua carreira profissional fazendo um estágio numa Instituição ou organismo da UE.
Consulte estas oportunidades em https://eurocid.mne.gov.pt/empregos
Peritos Nacionais Destacados/ Destacamentos
Se trabalha na Administração Pública e possui experiência profissional e conhecimentos de nível elevado, nomeadamente em domínios específicos de uma das políticas europeias, poderá candidatar-se a uma vaga de “Perito Nacional Destacado” cujos requisitos correspondam ao seu perfil.
O destacamento permitirá promover o intercâmbio de experiências e de conhecimentos profissionais através da afetação temporária de peritos aos serviços da União Europeia por um período de um a quatro anos.
Consulte https://eurocid.mne.gov.pt/destacamentos
Formação
A União Europeia oferece oportunidades de formação aos funcionários das Administrações Públicas nacionais, regionais ou locais:
- Peritos Nacionais em Formação Profissional / National Experts in Professional Training (PNFP/NEPT) - As formações profissionais têm uma duração compreendida entre três e cinco meses, no máximo.
- Erasmus para a Administração Pública - Estágios para funcionários nacionais que trabalhem há mais de seis meses e menos de cinco anos, num domínio da política europeia. O período de estágio é de, aproximadamente, semana e meia.
A atualização de informação sobre oportunidades de emprego, estágios, destacamentos e formação na União Europeia e Outras Organizações é da responsabilidade do Centro de Informação Europeia Jacques Delors / Direção Geral dos Assuntos Europeus (CIEJD/DGAE).