Plataforma de Interoperabilidade e Comunicação do MNE

Descrição:

PIC MNE - Plataforma de Interoperabilidade e Comunicação do MNE
Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública - Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização.


Principais Números:

Beneficiar mais de 11 milhões de portugueses em todo o mundo. Realizar um investimento total de cerca de 4 milhões de euros para a modernização na área das TIC.


Local:

Lisboa, Portugal


Contactos:

Tel. (+351) 213 946 427
Fax. (+351) 213 946 048
E-mail: mne2020@mne.pt

 


 

A operação PIC MNE visa uma intervenção profunda em áreas informáticas distintas do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), com vista à criação de uma única plataforma agregadora.

647704 pdf 48Ficha Projeto Principal

  

Eixo 1 - MNE Digital: Gestão integrada da presença do MNE na Web

Pretende-se reformular a presença do MNE na internet, com a criação de portais que, cumprindo as normas estabelecidas no RNID, integrem os portais existentes e constituam a interface de comunicação entre o MNE, o cidadão, as organizações públicas/privadas, nacionais e internacionais, através da disponibilização integrada de serviços.

647704 pdf 48Ficha Projeto Eixo 1

 

Eixo 2 - e-SIGA: Sistema Integrado de Gestão de Atendimento

Pretende-se desenvolver um novo sistema de informação, o Sistema de Gestão Consular (e-SGC), que permita à rede consular ultrapassar as limitações existentes e responder aos requisitos operacionais prementes e emergentes dos novos desafios que hoje se colocam.
 

647704 pdf 48Ficha Projeto Eixo 2

 

Eixo 3 - CISI: Capacitação Institucional para a Segurança da Informação

Esta iniciativa ambiciona permitir investir não só na melhoria da segurança da infraestrutura de comunicações, comum e transversal, como torná-la capaz de oferecer um elevado nível de desempenho e disponibilidade/resiliência, preparando o MNE para os desafios que se exigem da plataforma informática a criar e, em particular, da sua interligação com a plataforma de interoperabilidade e serviços da Administração Pública.
 

647704 pdf 48Ficha Projeto Eixo 3

 

Eixo 4 - I-2020: Infraestruturas de voz e comunicações no horizonte 2020

O MNE pretende modernizar a sua infraestrutura de voz, baseada em tecnologia analógica, bem como assegura a interligação entre os vários serviços internos e externos (embaixadas, missões, consulado), realizando uma aposta em tecnologia moderna baseada em Voz IP (VoIP).
 

647704 pdf 48Ficha Projeto Eixo 4